Letreiro

Quer ficar livre de vírus??? Troque seu sistema operacional, seja livre, use Ubuntu. >> ubuntu-br.org/.

Serviços > Remoção de Vírus



A forma correta para falar sobre vírus de computador é empregar o termo Malware que é proveniente do inglês "malicious software" (software malicioso). Um Malware é um programa desenvolvido de forma maliciosa para se infiltrar no Sistema Operacional com objetivos ilícitos (roubo de dados, alteração no sistema, danos, etc.). Um Malware é capaz de fazer copias de si mesmo espalhando-se para outros computadores da rede local ou na internet semelhante a um vírus biológico.

Um Malware pode ter vários nomes de acordo com suas características, vou citar alguns resumidamente:

Vírus: Programa que faz copia de si mesmo camuflando-se em outros programas "programa hospedeiro". O Vírus depende do hospedeiro para infectar todo o computador.

Worm: Faz copias de si mesmo sem depender de um hospedeiro (diferente do Vírus). Um Worm se propaga explorando a vulnerabilidade do Sistema Operacional ou outro programa.

Trojan (Cavalo de Troia): Quem conhece a história do "Cavalo de Troia"? Pois é, esse software malicioso se passa por um programa inofensivo, como um cartão de visita, que ao ser executado inicia ações ilícitas no computador sem que seja notado pelo usuário.

Spyware: Monitora o Sistema Operacional e coleta dados enviando para seu criador.

Adware: É instalado junto com outros programas para exibir anúncios na tela do computador, na maioria das vezes não causa danos para o usuário.

Hijackers: Efetua alterações no navegador de internet, como exibição de pop-ups, altera a pagina inicial, bloqueia funções, instala barra de ferramentas e impedem acesso a alguns sites.

Backdoor: Abre portas através de falhas no Sistema para entrada de outros Malwares permitindo também que Crackers controlem sua maquina remotamente.

Bots e Botnets: Programa que se multiplica devido a falhas no Sistema permitindo que sua maquina seja controlada por invasores remotamente.

Keyloggers: Infecta o computador e captura dados digitados no teclado, expondo para Crackers suas senhas bancarias, e-mail, etc.

Rootkits: Conjunto de programas que tem a função de camuflar um invasor

Screenlogger: Evolução do Keyloggers, captura a tela do computador e a posição do cursor quando o mouse é clicado.

Exploits: Explora a vulnerabilidade de outro software instalado no computador.

Sniffers: Utilizado por invasores em redes inseguras, sem criptografia, para capturar dados que trafegam pela rede.

Port Scanners: Efetua uma varredura na rede visualizando quais computadores estão ativos e os serviços que estão executando, com base nessas informações um invasor pode explorar alguma vulnerabilidade.

Quantum: Direciona computadores alvos para sites falsos infectando-os com Malwares

A melhor forma de se proteger desses softwares maliciosos é ter instalado um bom antivírus e usar o bom senso evitando acessar e baixar aplicativos de fontes desconhecidas, ter cuidado ao compartilhar arquivos com amigos, pois mesmo sem o conhecimento deles o mesmo pode estar infectado, sempre efetue um scan com seu antivírus e deixe seu Firewall ativado.

Em breve publicarei informações mais detalhadas sobre como se proteger dessas ameaças, caso necessite de ajuda entre em contato e solicite uma vistoria para seu computador e até mesmo seu Smartphone, temos as melhores ferramentas para protege-lo.


Sidinei Santana – Administrador do Blog W3Suporte.



Assine a nossa Newsletter. Digite seu e-mail:
Receba as novidades do Blog gratuitamente em seu e-mail


Entregue por FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo, mas leia antes de comentar!

Todos os comentários serão moderados pelo autor e podem não ser aprovado em caso de:

- Linguagem vulgar
- Ataque pessoais ou ameaças
- Agressões verbais
- Comentário adverso
- Spam